top of page

Obesidade

A obesidade é uma doença crônica, que se caracteriza principalmente pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Ocorre quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.

Pacientes obesos têm maior probabilidade de desenvolver doenças como pressão alta, diabetes, problemas nas articulações, dificuldades respiratórias, gota, pedras na vesícula e até algumas formas de câncer.

Como saber o peso ideal?

A obesidade é determinada pelo Índice de Massa Corporal (IMC) que é calculado dividindo-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros). O resultado revela se o peso está dentro da faixa ideal, abaixo ou acima do desejado.

Classificação do IMC:

Menor que 18,5 – Abaixo do peso

Entre 18,5 e 24,9 – Peso considerado saudável

Entre 25 e 29,9 – Sobrepeso (acima do peso desejado)

Igual ou acima de 30 – Obesidade

O IMC é calculado pela Dra. Tatiana na consulta e, com o auxílio do exame de Bioimpedância, permite avaliar a composição corporal, estimando a massa magra, gordura corporal, água corporal total, entre outros dados que proporcionam informações mais precisas sobre o estado nutricional do paciente.

 

Tratamento na obesidade

Como a obesidade é provocada por uma ingestão de energia que supera o gasto do organismo, a forma mais simples de tratamento é a adoção de um estilo de vida mais saudável, com menor ingestão de calorias e aumento das atividades físicas. Essa mudança não só provoca redução de peso como facilita sua manutenção. Contudo, sabemos que não adianta pedir para o paciente “fechar a boca” e se exercitar mais. Muitos precisam de auxílio medicamentoso e hoje temos excelentes medicações para o emagrecimento.

Tratamento medicamentoso

A utilização de medicamentos contribui em muitos casos para a redução de peso. Atualmente estamos preconizando uso de medicações mais seguras com tratamentos a longo prazo. Porém é válido lembrar que nunca serão prescritos como a única forma de tratamento. Boa parte das substâncias usadas atuam no cérebro e podem provocar reações adversas, como: nervosismo, insônia, aumento da pressão sanguínea, batimentos cardíacos acelerados, boca seca, intestino preso. Por isso, o tratamento deve ser acompanhado com rigor e conforme indicação médica.

Cuidado!

  • Não deposite as esperanças do tratamento apenas no medicamento, pois o resultado depende principalmente das mudanças nos hábitos de vida (dieta e atividade física);

  • Com o tempo por haver reganho de peso. Se isso ocorrer, consulte seu médico e nunca aumente a dose por conta própria;

  • Existem muitas propagandas irregulares de medicamentos para emagrecer nos meios de comunicação, por isso não acredite em promessas de emagrecimento rápido e fácil;

  • Não compre medicamentos pela internet ou em academias de ginástica, pois muitos não são autorizados pelo Ministério da Saúde e podem fazer mal a quem utiliza;

  • Clínicas e consultórios não podem vender medicamentos. O paciente tem a liberdade de escolher a farmácia de sua confiança para comprar ou manipular o medicamento prescrito;

  • Fórmulas de emagrecimento com várias substâncias misturadas são proibidas pelo Ministério da Saúde e já provocaram mortes.

Não se compare aos outros, cada um tem o seu processo de emagrecimento. Os resultados também variam conforme a genética de cada paciente. A Dra. Tatiana oferece tratamento para obesidade com seguranças e acolhimento.

bottom of page