top of page

Menopausa normal ou precoce na saúde da mulher

Atualizado: 9 de dez. de 2022



Na menopausa ocorre a queda das taxas dos hormônios sexuais na mulher. A menopausa normal se apresenta entre os 45 e 55 anos da mulher, podendo ocorrer antes disto, quando há o término dos ciclos menstruais e ovulatórios.


O médico especialista indicado no caso de tratamento de hormônios sexuais deve ser o endocrinologista. Este profissional tem formação adequada pois deverá prescrever o tratamento mais seguro e adequado de acordo com o perfil da paciente.


Nesta fase da vida, a consulta com médico endocrinologista deve virar prioridade, pois geralmente indica-se nesses casos a terapia de reposição hormonal. Ela é controlada pelo médico e leva a importantes progressos em relação aos sintomas característicos dessa condição.


Quais os sintomas da menopausa?

Cansaço, fraqueza muscular e disfunção sexual. Na menopausa ocorre uma diminuição abrupta dos níveis de estradiol e tende a ser muito sintomática, causando grande desconforto.

A flutuação hormonal pode desestabilizar, inclusive, a saúde mental da mulher, pois os sintomas costumam ser bastante desagradáveis, influenciando o humor. Entre eles podemos perceber a presença de ondas de calor, secura vaginal, distúrbios do sono, ansiedade e depressão.


Como funciona a reposição hormonal na menopausa?

O tratamento hormonal na menopausa consiste na reposição do estrógeno, que pode ser por via transdérmica (gel ou adesivo) ou oral, combinado ou não a progesterona (nas mulheres não histerectomizadas, que possuem útero). Atualmente dispomos de um arsenal significativo de medicações de concentrações e vias diferentes que atendem diversos quadros, possibilitando um tratamento especial para cada mulher.



Todas as mulheres podem fazer reposição hormonal depois da menopausa?

A maioria das mulheres têm indicação de fazer terapia de reposição hormonal na menopausa. No entanto, existem aquelas que têm poucos sintomas nesta fase (cerca de 20%) ou que possuem alguma contraindicação ao uso. Por isso, o endocrinologista fará uma análise minuciosa de cada caso para indicar ou não a terapia de reposição.



Comecei a reposição hormonal, o que esperar?

A reposição hormonal leva um tempo para começar a fazer efeito no organismo, aos poucos, é possível reparar na melhora dos sintomas de queda de estrogênio como ondas de calor (fogachos), cansaço e indisposição, assim como diminuição de libido e ressecamento vaginal. Além disto, determinados sintomas comuns deste período podem ser minimizados como mal estar, perda cognitiva (algumas mulheres queixam-se de perda de memória), piora da depressão e ansiedade, perda de massa óssea (osteoporose e enfraquecimento ósseo).


O endocrinologista é o profissional mais habilitado para a indicação da dose correta da reposição hormonal nas mulheres, principalmente, se a paciente já tem outra condição de saúde da qual faz tratamento. Na consulta será feita a entrevista sobre as medicações de uso contínuo, e é tomado o cuidado para uma medicação não interferir em outra que já está em uso. Busca-se assim, a segurança da paciente na retomada do equilíbrio do organismo.


Atualmente, temos optado muito por doses cada vez mais baixas de hormônio, o que reduz muito os riscos. A via de administração (se oral ou tópico, em forma de adesivo ou gel) dos hormônios também influencia nos riscos envolvidos. Agende a sua consulta com a Dra. Tatiana. WhatsApp (51) 99900-2821

bottom of page